Pesquisar

sexta-feira, 13 de maio de 2011

FALA

Na faculdade, aprendi que existe uma outra abordagem para o modo como as pessoas falam e escrevem. Para a linguística, não existe certo e errado, conforme aprendemos na escola, através da gramática. Para essa disciplina, existe o adequado e o inadequado. O importante mesmo é a comunicação.

Desde então, tenho prestado um pouco mais de atenção ao modo como as pessoas se comunicam oralmente. É interessante notar que na escrita, muitas vezes, as pessoas costumam ser mais formais. Mas na fala...

Existem aqueles que têm pressa. Precisam falar o maior número de palavras possível dentro do menor tempo. É como uma corrida. Geralmente vale tentar interrompê-las. O resultado quase sempre é hilário. Fica ainda mais engraçado se a interrupção for feita por um falante que gosta de pronunciar letra por letra, da forma mais lenta possível. Faça isso e note como o apressadinho tenta aproveitar os espaços para continuar seu raciocínio. Já o apressadinho que tenta interromper o falante tranquilo, raramente obtém sucesso. Esses, de fala lenta, costumam concluir seus discursos mesmo quando são interrompidos.

Existem aqueles que sempre que começam a falar todos param pra ouvir. Porém, geralmente, ele começa seu discurso e esquece o que ia dizer logo após a primeira frase. Pronuncia onomatopéias, ruídos, gemidos, gagueja bastante e não conclui. Porque a essa altura, o assunto já mudou.

Tem também o tipo que fala muita gíria. O conhecimento de mundo do interlocutor precisa ir além da leitura diária dos jornais. Porque, tipo assim, se rola de não estar antenado no movimento, você não saca nada, manja?

Mas o tipo que eu acho mais engraçado é aquele que costuma criar uma introdução, geralmente grande e cheia de suspense antes de dizer uma coisa simples. Por exemplo, para dizer que é preciso trocar a água do cachorro, eles falam: " tem uma coisa que eu sempre faço mas hoje não poderei fazer, porque estou coma mão engessada, porque o tombo que levei na semana passada deslocou meu pulso, inclusive precisa fazer mesmo porque ja tá suja e não pode deixar assim (respira) que é trocar a água do cachorro". Seria melhor (e mais rápido) dizer apenas "poderia trocar a água do cachorro, por favor?"

Vale a pena observar o modo de falar das pessoas ao seu redor. Provavelmente existem mais jeitos de falar, mas com certeza você conhece alguém que se enquadra em um ou mais desses tipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abra o bico

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...