Pesquisar

sábado, 14 de maio de 2011

A BAGUNÇA DO METRÔ

Esse episódio da construção de uma estação de metrô em Higienópolis está causando uma confusão tremenda. Claro. Uma cidade como São Paulo, que é uma das maiores cidades do mundo e que sofre diariamente com o trânsito caótico, já deveria ter metrô espalhado por todo canto. Essa discussão, se houvesse, deveria ter acontecido há muitos anos. Não agora. O que está acontecendo, no meu modo de ver, é apenas uma corrida para arrumar a cidade para a copa do mundo. Ou seja, mais uma vez, quem mora aqui ficou pra trás. Porque há anos vivemos aqui e a melhora só acontece quando existe a possibilidade de uma invasão de visitantes gringos na cidade.

Por um lado, eu entendo a preocupação dos moradores do bairro. Por outro, admito a real necessidade de uma cidade desse tamanho. Mas não podemos admitir que a vontade de alguns prevaleça sobre a vontade da maioria. Democracia é isso. Mas me revolta um pouco a atitude do governo de planejar uma estação em um bairro onde nem todos dependem do transporte público, enquanto há outros lugares praticamente esquecidos em que uma estação de metrô seria muito melhor aproveitada. Não estou defendendo os moradores de Higienópolis, apenas acho que existem lugares com maior necessidade.

Mas o que me espanta de verdade não é a discussão em si, mas o modo como o povo, em geral, reage diante dessas situações. O tal churrasquinho, por exemplo, é uma manifestação infeliz. Já dá para perceber como a preocupação dos moradores não é infundada, uma vez que para impedir a construção do metrô por ali, eles fizeram um abaixo-assinado, enquanto os revoltados de plantão já organizaram uma farra com bastante barulho, feita para incomodar mesmo. Inclusive, li no jornal, que até trotes e ameaças o presidente da associação recebeu. Na minha humilde opinião, se é que interessa pra alguém, esse churrasquinho só serviria para dar razão aos “riquinhos”, como foram chamados os moradores. O povo adora uma bagunça. E quanto menos civilizada for a manifestação, melhor. O intuito é esse mesmo: bagunçar, atrapalhar os outros, fazer barulho... Toda manifestação é assim. Alguns defendem que precisa ser assim para chamar a atenção das autoridades. Eu discordo. Se um abaixo-assinado dos cidadãos contrários à construção chamou a atenção do governo, um outro abaixo-assinado reunindo as assinaturas dos favoráveis, chamaria muito mais. Não precisa incomodar. Até porque, o churrasquinho incomodaria outros moradores que são favoráveis à estação. Precisamos ser mais civilizados.

Outro ponto que gostaria de falar é a falsa liberdade de expressão que temos aqui. Podemos falar aquilo que quisermos, contanto que não vá contra a opinião da maioria. Veja bem: os tais “riquinhos” são cidadãos que tem todo o direito de se manifestar contra ou a favor de qualquer coisa. Assim como nós. Porém, ao fazer isso, sofreram ameaças, trotes e ganharam o apelido de “riquinhos”, em tom ofensivo, pelos cidadãos inconformados com a posição deles. Sinto até um traço de inveja, uma vez que a maioria dos indignados não tem condições de morar em um apartamento em Higienópolis. Por que xingar ou ofender se eles estão exercendo o direito de manifestar a opinião deles? Assim como nós exercemos o nosso, mas nenhum cidadão contrário à obra ameaçou alguém. De qualquer forma, a bagunça não é necessária.

Temos hoje o auxílio da internet e redes sociais a nossa disposição, gratuitamente, para organizarmos uma resposta civilizada contra aquilo que nos incomoda. Manifestações são sempre desordeiras, muitas vezes geram violência e sempre atrapalham aqueles que não querem se envolver (com todo o direito também), mas precisam (ou querem) passar por ali.
E se o seu comentário for algo do tipo “na Europa também se faz manifestações”, não precisam nem se preocupar em postar. Temos que seguir o bom exemplo que vem de fora e não o mau. E precisamos fazer do Brasil, o nosso país, um lugar civilizado para nós mesmos. Não para os gringos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abra o bico

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...