Pesquisar

segunda-feira, 23 de maio de 2011

HÁBITOS

Estive pensando em como certas coisas são curiosas. Existem certos hábitos que as pessoas costumam fazer sem perceber. E nunca se questionaram sobre isso. Por que fazemos desse jeito e não de outro?
Vejam, por exemplo, o caso do pedaço de pizza: alguém já se perguntou por que sempre começamos a comer pela ponta em vez de começar pela borda? Confesso que também sempre começo pela ponta e só notei isso recentemente. Mas qual o sentido disso tudo? Existe, por acaso, uma ordem convencionada sobre a forma correta de começar a comer um pedaço de pizza?
É importante saber que muitos dos nossos hábitos vêm do simples ato de olhar como nossos semelhantes fazem as coisas. Acho que muito disso vem da mesma forma que adquirimos a capacidade de nos comunicar, como o aprendizado da linguagem, significação de palavras e como nos expressar. Ninguém nunca parou para se perguntar o real motivo da palavra porta significar porta? Por que porta, não pode ser chamada de ovo? Ora, a resposta para isso é simples: chamamos porta porque se falarmos ovo, nosso interlocutor não conseguirá entender o que estamos dizendo. Isso é uma convenção. Foi convencionado assim. Simples.
Mas no caso do pedaço de pizza, acho que não importa por qual lado você vai começar a comer. Mas pode perguntar para qualquer pessoa se ela sabe explicar o real motivo de começar a comer pela ponta. Além de um provável “sei lá”, dificilmente ela te dará uma resposta satisfatória. É provável que ela até comece a comer pela borda, só para te provar que não há nada errado nisso e tanto faz o lado pelo qual se começa. A única diferença é que, se começar pela borda, você vai demorar um pouco mais para sentir o gosto do recheio. Se levarmos em conta o tamanho do pedaço, a diferença de tempo quase nem será notada.
Nunca vi ninguém começando a comer pela borda. Mas talvez alguém já tenha visto. O que eu acho que ninguém nunca viu, foi alguém comer a borda e a ponta de forma intercalada. Sem se preocupar muito pelo lado que vai começar. Será que existe alguém que faça isso? E se existe, será que saberia explicar o motivo?
Neuras à parte, com licença. Sobrou um pedaço de pizza do final de semana e vou agora, em nome da ciência, tentar começar a comer o pedaço com o recheio virado para o prato! Espero que isso não me cause grandes transtornos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abra o bico

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...