Ontem encontrei um velho amigo. Na verdade, amigo de adolescência dos meus tios, que hoje é meu amigo também. Há tempos não o via. Conversamos e perguntei se ele conhecia alguém que trabalhasse em editora, para que eu pudesse ter meu livro avaliado e, com sorte, publicado. Então ele respondeu: “editora acabou. Não vai existir mais em pouco tempo, com essa coisa de iPad, baixar livros de graça e etc..” Genial. Fui ser músico em um país e época em que a arte é muito mal valorizada. Agora, tenho pretensões de ser escritor em uma época onde se baixa tudo de graça. E ainda faço um curso de tradutor-intérprete, profissão que tem boa parte do trabalho calcado em traduções de livros e filmes (lembrem-se dos downloads de livros e filmes e da turma que traduz e disponibiliza isso de graça na internet).
Ou seja, tudo que sei fazer, outros fazem de graça e colocam na internet. Sou realmente um gênio. Tenho talentos que não valem mais. Segundo esse meu amigo, eu deveria disponibilizar meus textos na internet, gratuitamente. “E como vou ganhar dinheiro?”, perguntei. “Ah, você ganha dinheiro com outras coisas, palestras, por exemplo”. Ótimo. Vou fazer palestras.
Mas todos que dão palestras, falam sobre assuntos que entendem bem, geralmente são pessoas que se deram bem dentro daquele assunto. Mas se eu não me dei bem em absolutamente nada, quem compraria uma palestra minha?
Foi então que tive uma grande idéia, que obviamente já deve estar ultrapassada e alguém já deve estar fazendo de graça. Mas como eu sou teimoso, vou divulgar: Faço palestras sobre como se dar mal na vida. Sei tudo sobre como perder namorada, como ter idéias que ninguém quer saber, trabalhar como um camelo sem ganhar um centavo, como perder trabalhos que pagam bem (geralmente deixando para alguém visivelmente menos capacitado) e outras panaquices típicas.
Você deseja paquerar aquela mulher maravilhosamente linda que está ali sorrindo para você e em seguida deixar que outro a beije na sua frente? Fale comigo. Você é músico e deseja ardentemente perder a vaga naquela banda que ganha bastante dinheiro? Fale comigo. Sou o problema para todas as suas soluções!
Universidades: chega de dar bons exemplos para seus alunos, com palestras inúteis, dadas por gente que se deu bem na vida. A maioria dos seus alunos vai suar muito para pagar o aluguel de qualquer forma! Deixem que eu mostre o caminho errado, quem sabe assim, o povo se toca!
Descontos especiais para adolescentes sonhadores! Faça um orçamento (com compromisso, porque preciso defender o meu)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Abra o bico