Mulheres... por favor não me xinguem. Não sou machista. Mas existem certas coisas que realmente devem ser separadas por sexo. Uma delas é cozinhar. Desculpem, não quero parecer um reacionário, mas a cozinha é ambiente de vocês. Quando entra homem, termina em desastre, cedo ou tarde. Especialmente se o homem for eu.
Hoje, resolvi fazer um lanche. Pus a cafeteira tipo italiana no fogo, já preparada e, enquanto a água fervia, me pus a fazer torradas na frigideira. Não me perguntem como, mas o resultado disso foi café espalhado pelo fogão todo, pelo chão, pela pia, e só não foi para o teto porque tudo que cai, cai pra baixo! E lá fui eu pegar milhares de paninhos para limpar tudo, sabendo que teria que começar tudo de novo. E morrendo de medo de gastar todo o pó de café com esse tipo de acidente.
Esse episódio me lembrou uma outra ocasião, quando resolvi fritar pastéis. Seguindo o conselho da minha avó, fui passar os pastéis na maisena (não me perguntem por que, ela disse que era pra fazer isso). Só que a maisena fica armazenada em um saco, dentro da caixa, e ninguém me avisou que o saco é colado. Eu fui tentar tirá-lo de lá. Fiz força. Em um piscar de olhos, a cozinha parecia feita de maisena. Em outra ocasião, meu padrasto fez um molho de macarrão e, para tirar a acidez do tomate, pos um pouco de açúcar. Um pouco que me fez experimentar o primeiro macarrão doce da minha vida! Poderia ter sido servido de sobremesa, depois do bolo.
Meu tio, certa vez, fez maçã do amor. Aquela maçã, espetada no palito, coberta com mel. O mel ficou tão duro, que quase perdi os dentes na primeira mordida. E a história do doce de abóbora que meu avô tentou fazer, é lendária na família! Ninguém conseguiu comer! Isso tudo sem contar alhos e bacons queimados, macarrão fora do ponto... até miojo conseguimos estragar.
Muito raramente, eu acerto alguma coisa. Por exemplo, macarrão instantâneo e bife à milanesa congelado, que esquento no forno elétrico. Mas geralmente, quando um deles fica pronto, o outro já esfriou! E viva a comida congelada, fast-foods e pizza por telefone!
É por essas e por outras que eu digo: mulheres, a cozinha é de vocês. Homem é ogro, bruto, exagerado, não tem jeito para detalhes. Um pouco de açúcar, para nós, é meio açucareiro. Não adianta forçar! Eu até me aventuro na cozinha (e põe aventura nisso), mas limpar tudo depois é um saco! E acreditem: eu tenho que limpar muito, mas muito mais do que vocês...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Abra o bico