O PROBLEMA
As grandes redes de supermercados inventaram agora uma nova onda: sacolinhas ecologicamente corretas. Não teremos mais saquinhos plásticos. E isso, com o perdão do trocadilho, é um saco! Eu explico:
Com a desculpa de que o plástico é prejudicial ao planeta, as grandes redes inventaram um novo meio de lucrar. Com o desaparecimento das sacolinhas de plástico, nós consumidores, nos vemos quase sem opções. Enquanto a empresa ganha com a venda de sacolas retornáveis e economiza os gastos com os saquinhos plásticos, o consumidor é obrigado a se virar.
Não se trata de uma campanha pelo bem do planeta, como afirmam. A campanha é pelo bem do caixa deles. Primeiro porque essas grandes redes não deixam de vender produtos que usem plástico na embalagem. Segundo, porque as farmácias, por exemplo, além de outros estabelecimentos, continuam distribuindo as sacolinhas do mal gratuitamente. E ainda existe uma campanha que diz que além de não distribuir mais sacos plásticos, as sacolas retornáveis estão à venda. Golpe de gênio: tudo legalizado, aumentam os lucros com a aprovação dos clientes ecologicamente corretos e ai de quem for contra! Pois eu sou (e boa parte dos meus amigos também).
Veja bem: não há nada contra o bem da Terra. Também não existe nada errado com o lucro da empresa. Mas por que o consumidor é que tem que pagar a conta?
O PROCON diz que é obrigação da loja fornecer um meio do gratuito para que o cliente finalize sua compra. E isso, as grandes redes até fazem. Com as caixas de papelão em que são acondicionados os produtos na fábrica. Isso quer dizer que você pode comprar meia dúzia de itens e acondicioná-los em uma caixa enorme. Ou comprar poucos itens que não irão caber em uma única caixa pequena. O que implica em levar várias caixas pra casa. Alguns defendem a ideia de que os sacos de papel, usados antigamente, são a solução. Eu discordo.
Os sacos de papel são bem mais frágeis e exigem um certo cuidado ao carregá-los do caixa para casa.É necessário fazer apoio com os braços por baixo do saco (de papel, ô mente poluída!) para que ele não se rasgue e derrube todas as suas batatas no chão. Ou frutas. Ou qualquer outra coisa que você tenha comprado. Além disso, mesmo sendo resistente, eles não têm um detalhe pequeno, porém muito útil: um negocinho chamado “alça”. É por causa da alça, esse simples dispositivo composto apenas de um buraco na sacola, que te permite enfiar a mão no saco (tá rindo ainda?) e carregar mais de um em uma única vez.
A SOLUÇÃO
Já que as redes de supermercado são super ligadas em ecologia, no politicamente correto e sempre pensam no bem de seus clientes politicamente corretos e no bem do nosso amado planetinha, sugiro que a sacola retornável passe a ser um item gratuito, como as sacolas plásticas eram. Dessa forma, nós, consumidores, teremos saco para levar as compras para casa. Ou melhor, sacolas! Ou isso, ou as sacolas plástica de volta.
E como exigir isso? Simples. Basta parar de comprar nas grandes redes e dar preferência às pequenas lojas e mercados de bairro. Se todos fizerem, as grandes companhias vão pensar melhor a ideia e irão tratar o consumidor com um pouco mais de respeito. Quem for contra, pode argumentar que os preços irão subir. Mas eu digo que alguns preços já subiram depois da economia com os extintos sacos plásticos. E nesse caso, vale a mesma regra: não compre onde for mais caro.
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