Pesquisar

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A CULPA É NOSSA!


Um dos meus professores tem um discurso que eu acho, na realidade, um saco. Para ele, tudo é preconceito. Diversas vezes suas falas já me fizeram acreditar que existe sim uma censura velada promovida pelo discurso politicamente correto, conforme eu já desconfiava. Ou seja, a liberdade de expressão é limitada pelo politicamente correto e nada que fuja a isso pode ser dito ou feito. Eu tenho uma outra noção de liberdade, mas isso fica pra uma próxima oportunidade.

Mas hoje, enquanto batia pernas no shopping em busca de uma jaqueta, notei lixeiras coloridas para lixo reciclável, e me lembrei desse meu professor discursando sobre o assunto. Ele disse, certa vez, que acha um absurdo que empresas que usam ou fabricam produtos que podem ser reciclados, joguem a responsabilidade da reciclagem para o consumidor. Embora o discurso politicamente correto do professor às vezes me deixe emburrado, dessa vez eu concordei.

De fato, temos alguma responsabilidade nisso, mas acho que a maior parte deve ser empurrada para as empresas que optam pelo material mais poluente, mesmo podendo escolher outra alternativa. Mas não é isso o que acontece. A propaganda ecológica nos faz sentir culpa por consumir itens poluentes e nós abraçamos a causa, simplesmente aceitando a culpa sem questionar o motivo de não haver outra opção. E quando há, muitas vezes é mais cara.

Um caso que deu muito o que falar foi o das sacolas plásticas. Redes de supermercados resolveram ganhar uma grana a mais surfando na onda ecológica, simplesmente abolindo as sacolas plásticas que eram fornecidas para o empacotamento das compras e, no lugar, ofereceram sacolas ecologicamente corretas que, claro, deveriam ser compradas. Então, não há opção: Ou você compra a sacola retornável e fica de bem com o mundo ou não compra e termina por se sentir o pior dos seres, o grande responsável pela destruição do planeta, o crápula sovina que não gasta poucos reais em uma sacola que poderá mudar o destino da humanidade. E ninguém questiona que a grande rede de supermercados não abre mão de ganhar esses poucos reais (que multiplicados por milhões de clientes, vira um dinheirão)!

As antigas sacolas de papel foram substituídas pelas sacolas plásticas por opção própria das redes de supermercados. Agora, como descobriram que elas causam transtornos ao meio ambiente, resolveram cobrar dos consumidores uma atitude correta.

E é justamente nesse ponto que eu concordo com meu professor. As grandes redes e empresas que usam plástico ou algum outro produto ecologicamente incorreto é que deveriam tomar conta disso tudo, e não jogar a responsabilidade nas nossas mãos e ainda sair como heróis da história.

Os heróis somos nós, que precisamos acompanhar cada modismo, tomar cuidado com a nossa própria liberdade e ainda pagamos a conta!

Um comentário:

  1. Bem observado! Isso porque grandes empresas tentam conquistar clientes por meio do chamado "Marketing Verde"

    ResponderExcluir

Abra o bico

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...