Um
dos meus professores tem um discurso que eu acho, na realidade, um saco. Para
ele, tudo é preconceito. Diversas vezes suas falas já me fizeram acreditar que
existe sim uma censura velada promovida pelo discurso politicamente correto,
conforme eu já desconfiava. Ou seja, a liberdade de expressão é limitada pelo
politicamente correto e nada que fuja a isso pode ser dito ou feito. Eu tenho
uma outra noção de liberdade, mas isso fica pra uma próxima oportunidade.
Mas
hoje, enquanto batia pernas no shopping em busca de uma jaqueta, notei lixeiras
coloridas para lixo reciclável, e me lembrei desse meu professor discursando
sobre o assunto. Ele disse, certa vez, que acha um absurdo que empresas que
usam ou fabricam produtos que podem ser reciclados, joguem a responsabilidade da
reciclagem para o consumidor. Embora o discurso politicamente correto do
professor às vezes me deixe emburrado, dessa vez eu concordei.
De
fato, temos alguma responsabilidade nisso, mas acho que a maior parte deve ser
empurrada para as empresas que optam pelo material mais poluente, mesmo podendo
escolher outra alternativa. Mas não é isso o que acontece. A propaganda
ecológica nos faz sentir culpa por consumir itens poluentes e nós abraçamos a
causa, simplesmente aceitando a culpa sem questionar o motivo de não haver
outra opção. E quando há, muitas vezes é mais cara.
Um
caso que deu muito o que falar foi o das sacolas plásticas. Redes de
supermercados resolveram ganhar uma grana a mais surfando na onda ecológica,
simplesmente abolindo as sacolas plásticas que eram fornecidas para o
empacotamento das compras e, no lugar, ofereceram sacolas ecologicamente
corretas que, claro, deveriam ser compradas. Então, não há opção: Ou você
compra a sacola retornável e fica de bem com o mundo ou não compra e termina
por se sentir o pior dos seres, o grande responsável pela destruição do
planeta, o crápula sovina que não gasta poucos reais em uma sacola que poderá
mudar o destino da humanidade. E ninguém questiona que a grande rede de
supermercados não abre mão de ganhar esses poucos reais (que multiplicados por
milhões de clientes, vira um dinheirão)!
As
antigas sacolas de papel foram substituídas pelas sacolas plásticas por opção
própria das redes de supermercados. Agora, como descobriram que elas causam
transtornos ao meio ambiente, resolveram cobrar dos consumidores uma atitude
correta.
E
é justamente nesse ponto que eu concordo com meu professor. As grandes redes e
empresas que usam plástico ou algum outro produto ecologicamente incorreto é
que deveriam tomar conta disso tudo, e não jogar a responsabilidade nas nossas
mãos e ainda sair como heróis da história.
Os
heróis somos nós, que precisamos acompanhar cada modismo, tomar cuidado com a
nossa própria liberdade e ainda pagamos a conta!
Bem observado! Isso porque grandes empresas tentam conquistar clientes por meio do chamado "Marketing Verde"
ResponderExcluir