Ex-fumante é a turma mais egoísta que existe! Quando fumavam, não se importavam com as bitucas jogadas ao chão, as baforadas de fumaça na cara dos outros, no cheiro de cigarro espalhado por todos os ambientes que frequentavam. Muitos fumavam com janelas fechadas em dias frios. Hoje, após mudarem de lado, continuam perturbando os outros. Mas o alvo é outro: os fumantes.
Eu até entendo um não-fumante reclamar do cigarro e de todos os males que o cigarro pode causar e quem não fuma. Ok, faz mal pra quem fuma também, mas o fumante fuma por opção. O não-fumante é praticamente obrigado. Daí vem o fato de eu, mesmo sendo fumante, concordar com a lei anti-fumo adotada por aqui.
O ex-fumante consegue ser mais chato do que fumantes e não-fumantes juntos! Primeiro porque, como já disse, perturbavam os não fumantes com o seu vício e agora perturbam os fumantes com o vício dos não-fumantes, que é reclamar de fumantes. O segundo ponto é que ex-fumantes tem a tendência de tornarem-se politicamente corretos. Ou chatos, no português claro. Por exemplo, encher o saco de fumantes para que eles parem de fumar, como se não bastasse a reclamação do cheiro e da fumaça.
Mas me espanta mesmo os ex-fumantes que defendem a maconha, como se ela fosse usada para outro fim se não o de fumar. Tudo bem, há o uso medicinal, mas quantos maconheiros vão usar a maconha para esse fim? Sejamos realistas...
Porém, o que mais me deixa besta são os não-fumantes (ou ex-fumantes) que reclamam do cigarro mas fumam, além de maconha, charutos e cachimbos. Como se esse tipo de fumo não causasse mau cheiro. Como se esse tipo de fumo não liberasse fumaça. Como se eles não fumassem!
É óbvio que o cigarro faz mal. Muitos defendem a idéia de que, entre os produtos fumígenos é o que mais faz mal. As pesquisas apontam para isso também. Eu mesmo já tentei parar e vou continuar tentando até conseguir. Mas pelo amor de Deus, puxem a minha orelha se eu me tornar mais um chato de plantão!